O projeto
O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar e soja do mundo – sua produção atinge a marca de 700 milhões de toneladas por ano e 120 milhões de toneladas respectivamente.
No entanto, os métodos atuais de limpeza da cana-de-açúcar, como a tradicional queimada, fazem com que toda a palha da cana e seu potencial energético e financeiro sejam perdidos, e o grão de soja limpo tem mais valor agregado e durabilidade.
Além disso há potencial para diversos tipos de grãos, como, milho, feijão, arroz e outros grãos.
Por isso, os projetos de sistemas para limpeza a seco de cana-de-açúcar e grãos da Dýnamis surge como uma excelente alternativa para os produtores do setor, que desejam contar com uma opção desenvolvida com a parceria de nomes como FAPESP e Embrapa.
Sem queimas e degradação do meio ambiente, separando apenas a terra na hora da colheita
Colaborando com o meio ambiente e com a eficiencia em produção de grãos nacionais
Como funciona
Capaz de entregar melhor separação e uso da palha perdida na colheita e limpeza de grãos, o túnel de vento para limpeza a seco oferece vantagens bastante atraentes como:
-
Sem queimadas no campo;
-
Sem consumo de água;
-
Cana muito mais limpa;
-
Grão muito mais limpo;
-
Moagem mais eficiente;
-
Mais energia renovável;
Separando apenas a terra na hora da colheita, é possível transportar a cana-de-açúcar picada junto com a palha, que pode ser aproveitada na geração de energia renovável e até na produção de etanol de segunda geração.
Da mesma forma na colheita de grãos, essa limpeza eficiente e completa gera uma matéria-prima com valor muito mais agregado ao mercado, beneficiando agricultores e levando um produto de mais qualidade para a mesa do consumidor.