Projetado em Ferraz, túnel de vento é sucesso em feiras

Você certamente já assistiu na TV a cenas de paraquedistas planando no ar. Imagens frontais em que homens e mulheres, sozinhos ou em grupo flutuam por um bom tempo antes de abrirem seus pára-quedas a descerem ao solo. Cenas como aquelas vão se tornar realidade em breve, assim que a empresa Dynamis Indústria e Comércio Ltda apresentar por aqui sua mais inovadora criação.

Trata-se do Wind Up Free-fall Simulator ©. Na feira Adventure Sports Fair, que aconteceu entre 23 e 26 de setembro passados, em São Paulo, a Dynamis lançou este túnel de vento apropriado para simulação de pessoas em queda livre. Alguns participantes experimentaram a novidade e declararam-se fascinados pelas sensações que proporciona. Depois de lá, os fabricantes receberam convite para exibir o Free-fall Simulator © no Encontro Internacional de Formação em Queda Livre, ocorrido entre sexta-feira passado (8), e o feriado desta terça-feira (12), no Centro Nacional de Paraquedismo, no município de Boituva, próximo à Sorocaba.

O Simulador de Queda-Livre, na tradução em português, possui uma câmara de vôo com 5,5 metros de altura, impulsionada por um túnel de vento de alta velocidade. A partir de turbinas de alta potência e alta eficiência é gerado um fluxo de ar ascendente capaz de equilibrar o peso de pessoas e proporcionar a sensação de voar. O efeito permite que se faça manobras no ar. É algo fascinanate.

O engenho foi desenvolvido pela Dýnamis Ltda, que é uma empresa ferrazense, localizada no Jd. São João. O túnel foi projetado e desenvolvido durante anos na cidade, com investimento em pesquisa e desenvolvimento da FAPESP, CNPp e FINEP, órgão financiador do Ministério da Ciência e Tecnologia. Segundo os criadores, é o melhor produto mundial na categoria. Transportado numa única carreta semi-reboque, o túnel de vento é de fácil montagem, sem necessidade de usar guindastes.

Quando montado, alcança 13 metros de altura e ocupa área de 200 metros quadrados no solo, gerando amplo espaço para publicidade. O lançamento para o Público, segundo a empresa, será no início de 2011. Só falta acertar a cidade onde será feito. Há uma esperança de que seja Ferraz.

Fonte: http://www.jornaldomunicipio.com.br/modules/news/article.php?storyid=4978